Seguidores

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Homenagem a um tio Querido.


Acho que já mostrei aqui umas pinturas que me atrevi a fazer não é? Pois é, o que não disse é que o que me atraiu para a pintura, não foi somente a admiração pelos grandes mestres europeus como Picasso, Dalí e Da Vince. Desde pequena eu achava muito curioso o estilo do meu tio Getúlio Toledo, um pintor desconhecido da maioria, mas que retratava estranhas figuras femininas (muitas vezes sem rosto) em tons de azul. 

Apesar de terem um tom melancólico (na maioria das vezes) são quadros muito bonitos e chocantes a seu modo.Para uma criança  acostumada a pensamentos felizes aquela arte parecia assustadora, mas nunca duvidei do talento dele.  Hoje compreendo melhor seus sentimentos e acredito que compartilho alguns deles, principalmente sobre a infância.

Não sei se ele vende os quadros, mas lembro que os que me marcaram foram dois: Um dele indo para o além com o cachorro (mandando o dedo do meio para todos os que ficaram) e o outro falava sobre as pessoas que correm atrás do dinheiro e esquecem das outras coisas boas que tem na vida. Esses eu não vejo mais na casa dele, mas tem outros tão interessantes quanto:


A mulher flechada. Não sei o que significa, mas é muito impactante e gigante.

Só sei que tem a ver com a casa em que ele nasceu kkkk mas não sei bem como explicar.

Esse tem a ver com arrependimentos. Reflete aquela fase da vida em que nos perguntamos "E se?" para saber se estamos no caminho certo.

Esse sempre me lembra uma música chamada "bola de gude" porque tranta de um menino tentando chegar ao adulto que ele se transformou para curar a tristeza dele, só que a escada está quebrada
Agora uma coisa curiosa é que ele pode até contar o significado do quadro, mas nunca conta a identidade da musa dele (ah sim, todas as mulheres que ele pinta são uma só). Acho que ele tem o prazer de imaginar que estamos especulando sobre ela (o que de fato acontece) e por isso mantém o mistério.

Acho muito injusto ele não ter reconhecimento, mas ele não gosta de redes sociais então fica mais difícil ainda que as pessoas possam vir a admirar sua arte. Gostaria que ele não ficasse famoso só depois da morte como o Van Gogh então vim postar aqui para que pelo menos vocês, meus amigos leitores, pudessem compartilhar comigo a contemplação dessas pinturas.

Um grande abraço!
Aleska Lemos.

5 comentários:

  1. Que legal,Aleska! Valorizar as artes dostio, querer v~e-lo conhecido pelo trabalho! Mostraste bem aqui e achei legal a mulher que ninguém sabe, a musa inspiradora. Será real? Fantasia? Gostei que cada um tem um significado. Ele que revela ou tu imaginas? beijos, parabéns pro tio Getúlio e que mostra as artes... chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então os significados ele me explicou por alto mesmo, mas nada impede a especulação rsss beijos Chica!

      Excluir
  2. Que maravilha!
    Artistas discretos nesta família, hein?!
    Realmente, impactante nos traços, as vezes nas cores.
    E aproveitando que vc está nesta vive procure no instagram o perfil levesbreves é sobre pinturas.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É rss somos discretos. Obrigada pela dica, vou procurar! beijos!

      Excluir
  3. Alê, eu achei os quadros (e o significado de cada um) geniais! Fiquei muito curiosa de saber como era o quadro que mostrava ele com o cachorro, kkkk!
    É impressionante quantas pessoas tem habilidade para arte e guardam isso para si. E quem será a musa, hein? Se descobrir volta pra contar, kkkk! Abraços!

    ResponderExcluir