Seguidores

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Qual o significado do meu nome?

Todos me conhecem por aqui como a Alê Lemos, mas não tenho certeza se todos sabem que esse Alê é de Aleska.  O fato é que esse nome tem história, aliás históriaS.

Tudo começa com a mãe da Aleska adolescente. Ela lê um livro sobre história da Revolução Russa e se apaixona pela trajetória de uma princesa perseguida que sofre o diabo, mas que estava sempre buscando forças para continuar e resistir. No momento que ela fecha o livro, anota o nome num caderno e decide que este será o meu nome quando eu nascer (espero ter herdado algo dessa vontade de ferro da personagem).




Como Alexandra é um nome grego acho que esse Aleska está sendo traduzido como diminutivo de Alexandra.
Quando eu nasci quase me nomearam de Brígida, mas meu pai interferiu para eu não ter que me apresentar para sempre com algum apelido ou "nome de guerra" e minha mãe se lembrou da Aleska batalhadora. Hoje em dia eu digo améééééém! Adoro meu nome, apesar das pessoas dizerem que só pobre escolhe nome estrangeiro, mas antigamente eu queria me chamar "Patrícia". Acho que foi por causa da personagem do livro "Violetas na Janela" que me marcou muito, mas não tenho certeza.

Ter um nome diferente é sempre um saco pra se apresentar, já me chamaram de Valeska, Vanesca e até Vanessa (acho que a pessoa deve ter duvidado dos próprios ouvidos nessa vez kkkkk) e por um tempo isso me incomodou muito (principalmente quando inventaram o pior dos piores modos de falar o meu nome: "Aléska" demorei alguns minutos para sacar que era eu), mas depois de um tempo, passei a tirar onda pelo fato de ter o nome de uma princesa russa.

Quando tivemos acesso a internet aqui em casa, comecei a procurar o significado do meu nome. O google ainda era um bebê e não achou nada, mas cadê que eu desisti? Achei outras 49 Aleskas no falecido Orkut, mas elas também não sabiam o que nosso nome incomum significava, mas uma delas confirmou a história do livro que minha mãe contou.
Acho a maior viagem, mas enfim...

Voltei a pesquisar o assunto na internet uns dois anos depois, mas aí descobri que existem diferentes formas de escrever "Aleska", como Aleshka e que várias línguas  disputavam a origem do nome: os germanos  diziam que Aleska era uma variante de Alícia, os russos usavam Aleska como apelido para Alexandra (achei isso muito bizarro na época) que significava "protetora", os cubanos diziam que significava "amor" e os esquimós diziam que significava "terra grande".

Um pouco bolada e decepcionada, fiquei dizendo que meu nome significava "Protetora da terra grande do amor" (um nome meio de maconheiro kkkk), mas nada foi mais decepcionante do que o significado numerológico, que analisa letra por letra e como tem dois As no meu nome, eu deveria ser super aventureira ou qualquer coisa do tipo.

Não perdi as esperanças,porém, fiquei aguardando que o avanço contínuo da internet me possibilitasse chegar mais perto da verdade algum dia, mas foi a través de dois amigos que acho que descobri a verdade (ou só formei uma hipótese). O primeiro estudava russo e perguntou para o professor se ele conhecia esse nome. A resposta foi negativa, mas ele acreditava que pudesse ser um apelido ou variação de algum outro nome típico desse povo eslavo.
A Aleska mais decente que achei no google.

Porém, hoje e só hoje acho que descobri a verdade sobre essa confusão toda. A minha ex cunhada foi visitar a Rússia e fez vários amigos por lá, além de pedir um postal de Moscou, contei essa linda história em breves linhas e na mesma hora ela contatou uma amiga russa. A revelação porém foi chocante! Ela disse que meu nome não era russo!!! Aí vocês devem estar pensando "ferrou" ou "What the fuck?" ou mais apropriadamente "essa menina ficou dando voltas feito barata tonta pra chegar a isso?" É mais ou menos por aí kkkkk, só que ela disse também que o que existe lá são esse nomes: "Alyaska" ou "Alesya". O primeiro é um apelido de Alexandra e o segundo significa "mulher da floresta/fada".

 Agora vem comigo e imaginem um russo falando para um brasileiro que seu nome é Alyaska. mas imaginem isso com um sotaque tão carregado que o brasileiro não entenda bem as vogais. Agora imaginem que esse mesmo brasileiro tentou escrever esse nome que ele ouviu, seria tão impossível assim que ele tivesse escrito "Aleska" ao invés de "Alyaska"? Eu acho bem possível, ainda mais porque aquele meu amigo comentou uma vez que os brasileiros transliteram errado a maioria dos nomes russos, tipo Tchaikovsky que na verdade deveria ser algo parecido com "Tchehof".

Tinha me esquecido desse site, mas pensando bem foi a primeira dica né?
Acho que estou pronta para deixar essa busca de lado agora. É claro que se surgir outra pista eu volto a investigar, mas por hora estou feliz em concluir que meu nome significa "protetora" e que algum mau tradutor fez o favor de complicar minha pesquisa.

10 comentários:

  1. Que história linda tem o seu nome! Sua mãe lê um livro e se apaixona pela história da personagem.
    Acho que tem tudo a ver com você! Gosta de histórias, heroínas, culturas diferentes, livros. Tua mãe acertou em cheio!

    Eu fiz o mesmo com meu filho. Assisti a um episódio na tv, me encantei com o galã que era um mocinho sensível, poético, citava trechos de poemas, andava sempre com um livro debaixo do braço, enfim, Bernardo foi o nome escolhido para meu filho que, de literário, no tem nada. É exatas, números!

    Mas eu jurava que Aleska era um nome "virtual". Feito avatar que você tivesse escolhido para seus perfis, mas acreditando ser um diminutivo do seu verdadeiro nome.
    adore conhecer a história!
    beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tinha percebido essas semelhanças kkkk
      A ficção tem mais importância em nossas vidas do que nos damos conta né? Você aí dando nome ao seu filho por causa da TV e a minha mãe por causa de um livro. mas bem que seria legal ter um filho poeta XD pena que não aconteceu com você!

      Excluir
  2. que nome lindo. um bom nome para dar a uma brasileira já que aqui estamos sempre recomeçando pelas dificuldades excessivas desse país. ah, eu gosto de ter nome raro. o meu nome não tem significado. é o nome que gerou o meu q fica com todas as honras. isso me irrita profundamente. adorei conhecer a história. amo origens de nomes. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que indelicado da minha parte. meu nome é miriam, que veio de maria. o significado é da maria. aí para piorar as pessoas diziam q tem na bíblia. até em dez mandamentos tinha a personagem. mas eu prefiro mais qd dizem q é um nome judeu. embora não seja judia. enfim...

      Excluir
    2. Na verdade Maria é a versão grega de Miriam. Jesus também é uma versão vinda do grego porque em aramaico era Yeshua ou algo assim. Quer dizer eu acho que é isso porque uma vez vi essa explicação no History Channel.

      Excluir
    3. Dá uma olhada nesses links: https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_(nome) https://www.dicionariodenomesproprios.com.br/miriam/

      Excluir
  3. Alê, que bom vê-la por aqui!
    Puxa, que pesquisa, hein? Interessante as pazes que você fez com seu nome, é lindo e original. O meu era para ser Janaína, e sempre gostei do meu verdadeiro (Vanessa,rsrsrs), também achei ótima escolha.
    Considero válido pesquisar a origem do nosso nome e até nossas raízes. Um membro de um grupo criado pela minha família paterna (de origem polonesa e com um sobrenome bem mais incomum que meu pseudônimo Hain) está montando nossa árvore genealógica, que já conta com mais de 300 membros! E eu que achava que nossa família se reduzia a umas 50 pessoas! kkkkk
    Ah, sim, o meu era nome de uma famosa bailarina dos anos 70 (daí a escolha), mas um dos significados diz ser uma pessoa que gosta de brilho social e boas aparências... naaaada a ver comigo! kkkk Dizem também que é um gênero de borboletas, bem mais a ver com quem vive "voando" como eu, kkk!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Eu me chamo Aleska! Sou carioca, atual moradora de Saquarema (Região dos Lagos)! Participei de uma comunidade do Orkut se não me engano chamado "eu me chamo Aleska" Estou no Facebook como Aleska Russo, me adiciona la! Muito prazer, adorei ler o texto! Beijinhos! :*

    ResponderExcluir
  5. Eu me chamo Aleska! Sou carioca, atual moradora de Saquarema (Região dos Lagos)! Participei de uma comunidade do Orkut se não me engano chamado "eu me chamo Aleska" Estou no Facebook como Aleska Russo, me adiciona la! Muito prazer, adorei ler o texto! Beijinhos! :*

    ResponderExcluir